Wednesday, September 09, 2009

American Dream Denial

O famoso Sonho Americano (American Dream)... que ganhou forças na época da Guerra do Vietnã onde se encontrou os mais esnobes e ridículos americanos que se achavam os tais. O sonho americano baseia-se na superioridade cultural dos EUA em relação ao mundo, ou seja: aquele fim de semana com churrasco na porta da garagem numa casinha cercadinha e grama e 2 irmãos loirinhos brincando com um cachorro de raça e o pai bebendo sua cerveja e falando com amigos sobre futebol e a mãe conversando com as amigas sobre novelas. Pra muitos seria o fim de semana perfeito visto até EM FILMES muitas vezes. Agora analisemos: a forma com que eles tentam obrigar você a servir à cultura deles mostrando como eles são tão "perfeitos" e "felizes" e você no seu domingão no meio da rua ou jogando futebol numa rua que é também uma descida são inferiores. Eles colocam até em filmes para de tanto você ver achar que aquilo é perfeito, e é oque tem que ser seguido. Outro exemplo? Vamos lá: Como eles retratam os estrangeiros nos filmes e novelas deles? Ingleses: um povo sem emoção com cidades sem cor e estilo "esnobe" digamos assim ; Russos e Irlandeses: bêbados e brigões que sempre são barbudos e feios e sempre estão num bar; Alemães: gordos loiros que se empanturram de cerveja e comida gordurosa ou quando é filme sobre guerras são sempre os vilões mesmo não sendo sobre a 2° Guerra Mundial, e quando é nem se preocupam em mostrar que nem todo alemão na época era nazista. Mexicanos: sempre são associados aos países da América do Sul como se todos fossem iguais e sempre estão em buates ou bailes, onde smepre há mulheres atiradas, e vestem-se largados de chinelo de dedo, short etc. Árabes: sempre são ligados à atentados terroristas e a facções extremistas e sempre lembram o rosto de Osama Bin Laden; Chineses: também como nos mexicanos, sãoa ssociados à todos os outros povos orientais, sendo o povo magro, oprimido que comem "coisas nojentas" e sabem lutar kung-fu....E por aí vai...
Sempre tratando os outros povos como inferiores, de culturas esquisitas... de uma maneira geral, é um preconceito de proporções mundiais. E como eles se auto-retratam? Bem sucedidos financeiramente, sempre são caucasianos quase sempre loiros, tem pinta de responsáveis, não tem problemas familiares, tudo sempre em um mar de rosas. Oque eles querem como isso é dizer: "Se você quiser continuar ser como eles, vá em frente; mas se você quer ser feliz de verdade e ter uma vida boa, assim como nós, imitem-nos." Acho que seria menos explanante se dicessem isso todo início e fim de filme/novela doque oque fazem.
Então analisemos a situação do outro lado; somos todos iguais à essas descrições? Os Latinos e Mexicanos são todos irresponsáveis que só sabem de festas? Todos os Russos e Irlandeses são alcoolatras? todos os Alemães são gordos e fora de forma ou decendentes de nazistas? Todos os Orientais são iguais? NEIN! Eu falo agora por todas as culturas que são oprimidas e inferiorisadas por esse maldito Sonho Americano criado pelos próprios (obs.: que ainda roubaram a designação de continente só para a nacionalidade deles) : Não somos oque vocês dizem! Não somos inferiores à vocês em nenhum aspecto relevante. Somos povos com culturas diferentes das de vocês, digo melhor, somos povos COM cultura! Não ilustramos nossa cultura num tipo de casa ou feriado ou atitude nacionalista, isso é básico e não é cultura; temos histórias de verdade, literatura decente, mitologias antigas, não negamos nossas origens ao contrário de vocês que às repelem no cotidiano (Índios Nativos Americanos) e continuam sempre assim, um povo cego que se acha o tal com sua bandeira listrada e suas estrelinhas brilhantes, como se fosse algo original. E todos os povos, culturas e nações dirão: O Sonho Americano foi Negado! E assim será, enquanto houver sol, ainda haverá; e há de sempre haver.

No comments:

Post a Comment