Tuesday, May 04, 2010

Komsomol

O Komsomol, a União da Juventude Comunista Leninista da URSS era um dos braços do governo soviético assim como as organizações sociais, sindicatos, cooperativas e o próprio partido comunista em si na União Soviética.

O principal objetivo do Komsomol era educar os jovens no espírito das idéias do marxismo-leninismo, das grandes tradições da luta revolucionária, seguir o exemplo de trabalho do operários, kolkhozianos (trabalhadores do campo) e intelectuais, implantar no jovem a idéia de classes em relação à vida social; resumindo, preparar futuros edificadores do comunismo. Seriam , em outras palavras, o futuro do Partido Comunista da União Soviética, um ativo auxiliar e/ou sua reserva. Sua missão em si além de instruir os jovens á tais idéias consistia também em resolver problemas econômicos e sociais locais referentes ao partido. Era de grande valia ao partido e ao governo em si pela "vontade" digamos assim por serem jovens e dedicados e descobridores como é natural de quase qualquer jovem; promovendo extensa e continua contribuição no campo tecno-científico e em seu desenvolvimento e também no patriotismo materializado no serviço militar em campo. Eram literalmente, jovens lutando pelo seu país e por uma idéia a qual respeitavam e seguiam, da sua forma e de seu modo; seja o simplório, mas não inferior, entregador de panfletos, ao químico cientista, ao soldado etc. cada um servindo ao povo primeiramente, e após isso sua nação em si; que de certa forma pratica o mesmo.
Imaginemos uma situação dessas na atualidade: nós jovens sendo educados sobre uma doutrina socialista e igualitária; sermos bombardeados desde pequenos por essa política e forma de enxergar o mundo e a vida social em si, desde jovens ouvindo, lendo e vendo a forma socialista de interpretar as coisas. Talvez muitos dos problemas passados por nossos avós ou pais não teria ocorrido pois tudo já estaria estabilizado, pois obviamente que os mais velhos hoje um dia foram jovens. Imaginemos se eles crescessem ao som de gritos exaltantes de "União, Justiça, Igualdade, Revolução!" Com certeza seriamos uma sociedade realmente justa e igualitária, pois educando o futuro você o molda, ou seja; educando o jovem de tal forma você molda o futuro com essa tal forma. Os Jovens sempre foram o futuro, e muitos lideres já sabiam e pregavam isso, não c/ as mesmas doutrinas sempre; mas sempre se teve a real (enfatizo concedendo razão á está afirmação) noção de que os jovens moldarão o futuro, pois o mesmo pertence á eles. Mas não; isso é apenas um sonho que não aconteceu, e continuou à não acontecer pois a nossa geração também cresceu sem essa educação, e infelizmente a próxima crescerá deste modo também, a mudança , se vier a ocorrer não será tão imediata assim. Quando crescemos presenciando, ouvindo, vendo, lendo, vivendo algo; acabaremos por se abtuar àquilo e achar normal, considerar parte do cotidiano etc. Então crescemos sempre bombardeados por sistemas educacionais sem uma digna importância ao estudo e à interpretação, televisão como um sanguinário vício e não mais apenas um meio de comunicação ou distração, dependência de um consumismo exagerado e dispensável, ouvindo sempre que se você expressar sua opinião você será reprimido por isso de alguma forma, e vários outras brutalidades que somos expostos desde jovens para abtuarmos-nos à tal situação interpretando aquilo como "o certo" o normal".
Muitos estudiosos e até mesmo políticos burgueses e anti comunistas diziam e dizem ainda que o Komsomol era uma lavagem cerebral na cabeça do jovem, que excluía a opinião do jovem e que o mesmo não tinha escolha; em termos mais diretos e até exagerados ao que eles se referem , "uma violação do direito do ser humano". Errado e hipócrita ao mesmo tempo. E oque eles fazem com o povo em geral, os jovens de hoje e fizeram com o povo e jovens de antigamente? Não seria considerado também uma lavagem cerebral? Analise: somos expostos a tremendas atrocidades sociais desde jovens para quando formos capazes de fazer algo contra, acharmos aquilo normal e ficarmos sem fazer nada sentados no sofá apenas vendo ser feito; e quando tentamos algo contra mesmo que minimamente apenas com palavras expressando nossa opinião em relação à algo que os atinge somos silenciados da forma mais bruta possível ainda para servir de exemplo. É tudo oque eles desejam, dizem que os jovens soviéticos eram injustiçados por serem expostos á uma política obrigatoriamente desde jovens sofrendo "lavagem cerebral comunista", mas expõem "dentro da lei" de certa forma uma lavagem cerebral afirmando justamente o contrário: não tenha opinião em nada, apenas siga os outros e tudo vai ficar bem; não se expresse, apenas seja mais uma máquina trabalhadora para fornecer ganho à alguém. Afirmando a idéia de que querem apenas seres que sabem obedecer e dar dinheiro à alguém pelo seu trabalho, ou seja, máquinas de carne e osso que só trabalham e não pensam. E tudo isso à muito já vem ocorrendo e continuará pois os jovens são moldado à perpetuar sem saber está "cultura" de se abtuar apenas à situação. Em um termo correto, somos moldados à nos acomodar à situação e não a mudá-la à nosso favor, ou seja, nós nos adaptamos à situação político-social ao invés da mesma adaptar-se perante à vontade da sociedade.
Se sofrescemos a "lavagem cerebral comunista" com certeza faríamos alguma coisa para realmente mudar a situação opressora camuflada à qual convivemos; assim como nossos anteriores também com certeza fariam se tivessem talvez acesso à tal educação. Mesmo sobre a pressão de uma política de "não faça nada, apenas observe calado", sempre houve e, eu representando aqui com muito orgulho a parcela que continuará à haver de gritar contra toda essa falsa paz e mentiras à qual somos abtuados. Gritemos contra nossos "opressores legais"; Fuck you All! Esse jovem aqui vocês não conseguiram e nem conseguirão moldar.

No comments:

Post a Comment