Thursday, April 08, 2010

O Manifesto Comunista e sua icompatibilidade parcial c/ o Cotidiano

Primeiramente esse post pretende tratar não do que o Manifesto Comunista em si passa, isso será retratado com pouquíssimo detalhe pois não é o objetivo central do post. Tenho como objetivo no mesmo mostrar a influência no cotidiano atual que o mesmo pode exercer etc.
O Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx e Friederich Engels exprime as bases da doutrina comunista, explicando nada mais do que as origens da luta de classes e todo o processo que deveria ser levado em conta na época. Os próprios Marx e Engels disseram que seu documento não deveria ser tomado como prioridade e ser seguido a risca; já que era um manual comunista para AQUELA ÉPOCA. Eles mesmo admitiram que era uma obra limitada em relação ao conteúdo. Mas não deixa e nunca deixará de ser um documento de extrema importância para as bases socialistas. Porém, digo na minha humilde sabedoria sobre o assunto, com base no que os próprios génios da doutrina afirmaram, que o manifesto em si é um relato limitado do conhecimento socialista; eu mesmo aprendi muito mais sobre a doutrina fazendo próprias interpretações de acontecimentos gerais, óbvio, ligados á doutrina socialista do que lendo o manifesto em si. É uma excelente base para análise histórica (pois é o modo o qual Marx se utiliza para explicar seus pensamentos) e ensina a como estudar sobre tal assunto e abordar os acontecimentos históricos da forma que Marx abordava, na forma de uma análise histórica. Para quem não tem uma base de estudo de tal assunto é ideal estudá-lo e aprender a ver da maneira que Marx viu, e não levar ao pé da letra o documento em si. Era um documento feito para aquela determinada época; não estou dizendo que a doutrina comunista mudou, aquela continua sendo a base da doutrina socialista, com algum detalhe modificado aqui outro ali mas nada que desestruture a doutrina; mas foi sim um documento elaborado nas noções e ocorridos político-sociais da época.
Hoje temos uma organização política e social totalmente diferente, na qual o Manifesto não serve muito bem como previsor das ações necessárias para tomada do poder pelo proletário. Temos que tirar nossas próprias conclusões sociopolíticas em relação ao que fazer em determinado momento em que nos encontramos; Marx deu o empurrão inicial, temos que continuar seu trabalho em direção à tomada do poder. É algo extremamente difícil entender em sua totalidade a organização sociopolítica do mundo hoje e ainda prever de que forma isso pode mudar ao favor dos proletários, populistas e o povo em si. Marx conseguiu isso em sua época, apesar de não ter se concretizado o Manifesto, mas se analisarmos sua questão tratada (de que a tomada do poder pelo proletário é apenas uma questão de tempo pois a burguesia não sobrevive sem capital, que é obtido através de mão de obra, que é dada pelos proletários. Ou seja, a burguesia é dependente de seus próprios subordinados, os quais sobrevivem sem seus opressores; basta os trabalhadores terem noção do poder que têm, unir-se e negar o trabalho que gera o capital que é tão importante para burguesia e o sistema capitalista. O resto é pela força da união que trará o poder propriamente dito.) veremos que isso ainda vale para a sociedade de hoje, tudo ainda gira em torno do capital e de quem o gera; apesar de muitos não quererem abrir mão de sua própria humilhação por comodidade ou medo.
Ainda é possível o sonho acontecer, se necessário pela força. Muitos cairão porém Memórias ficarão para sempre, e Heróis se formarão. Não siga a idéia, SEJA a Idéia... pois Idéias Não Morrem! Eu estou disposto à sacrificar o bem individual pelo bem geral e de morrer pela idéia me tornando a idéia e assim, tornando-me Imortal. Idéias Não Morrem

No comments:

Post a Comment