Thursday, January 21, 2010

Religião

Tratando-se de religião, encontra-se um dos grandes assuntos que não se pode discutir, pois nunca terá como uma religião se sobrepor a outra. Cada um falará que a sua própria é a certa, e outros discordam afirmando que a sua própria é a mais correta. Ou seja, uma discussão sem sentido e que não tem fim. Chegando nesse ponto podemos concluir que sempre haverá discordância entre religiões; e que muitas vezes podem exceder à uma simples discussão. Exemplos vivos na história, tanto antiga quanto atual; afinal as grandes guerras da atualidade e que ainda continuam matando todos os dias são por causa de religião. Analisemos a história mais uma vez, nossa inegável prova de tudo que a humanidade já fez e ainda está por fazer. Não pretendo fazer uma análise desde os primórdios das religiões, e sim seus ápices que influem no assunto tratado, o de que a religião só serve para distribuir e gerar divergências ideológicas e separar cada vez mais a raça humana.
O primeiro ápice de minha análise serão as Cruzadas; que nos documentos históricos da época e tecnicamente eram escurções feitas pelos europeus ao oriente médio para negociar diretamente com a fonte principal de comércio da europa na época. Eles realizaram tais ordens? Sim. Porém as Cruzadas foram usadas para segundas intenções pela igreja: a de impor a religião cristã; a força se necessário. E foi oque realizou-se sem remorso nenhum pelos europeus. A igreja da época Medieval era tão poderosa quanto os próprios reinos, já que governavam o governante tecnicamente; assim detendo poderes absurdos. Com tal poder mesclado a extrema ignorância e egoísmo queriam sempre mais e mais, assim querendo impor à todos suas doutrinas "em nome de Deus"; utilizando-se de tal preceito realizaram uma das maiores ignorâncias ideológicas e atrocidades contra determinado povo. Assim os soldados europeus executavam centenas que se opusessem "ao seu Deus"; e justamente no oriente médio onde existem suas próprias religiões. Então homens que viveram toda uma vida com suas doutrinas religiosas, crianças e mulheres tinham que abdicar de sua cultura e aceitar o Deus dos europeus se quisessem sobreviver. Muitos abaixavam a cabeça e aceitavam, muitos não; assim provocando batalhas sangrentas e perdas para ambos os lados. Sendo assim tal fato histórico é descrito de acordo com a interpretação ou do lado árabe ou do lado europeu, porém é óbvio o porque de que o lado árabe nunca é visto, analisado e/ou divulgado. Mas é mais óbvio ainda que o lado árabe seria o "correto" em tal situação pois estavam apenas defendendo suas doutrinas de indivíduos que vieram do nada afirmando: "Adore o nosso Deus e deixe o seu de lado ou você e sua família morrem." E crianças e mulheres eram mortas, apenas do lado árabe; a covardia chega ao limite com tal fato. Pergunto se há algum fundamento em invadir casas, destruir vilas, MATAR homens, mulheres e crianças, por pura imposição de valores religiosos? Não há! A religião só serviu para destruir vidas e gerar desordem e desunião ideológica nesse caso. O povo árabe nunca irá se esquecer do terror causado pelos europeus, e não deixemos também que se apague pois temos que tranceder em prol dos oprimidos injustamente.
Meu segundo ápice de analise serão as guerras atuais no oriente médio, as disputas religiosas entre o estado judaico israelense, o islã, os muçulmanos, palestinos etc. Não entrarei em muitos detalhes ideológicos e justificativas pois são análises muito complexas que possuem suas causas ligadas à economia, geografia, etc e não só religião; porém esta última sendo a principal causa e também o estopim de tantas outras, mas não a única. As disputas sangrentas que são realizadas até hoje em territórios que ficaram famosos por suas batalhas quase que diárias, a Faixa de Gaza ou a Palestina. São palcos de disputas que começaram pura e simplesmente porque Israel é um estado judaico, logo em sua fronteira encontram-se muçulmanos cuja religião é baseada no Alcorão; e ainda há os palestinos entre estes dois que pertencem uma ou à outra religião ou a nenhuma delas. Então assim já temos um território de fronteiras que não limitam-se apenas aos limites geográficos, mas também à ideologias religiosas. Sendo assim a religião encontrada em todos esses territórios é o principal motivo de guerras entre os mesmos; acarretando em milhares de mortos ao longo dessas guerras que voltam a ocorrer em determinados períodos seguidos por uma falsa paz entre eles, logo quebrada por um dos mesmos. Assim mais uma vez a religião é causa de discórdias provocando assim batalhas sangrentas e mortes desnecessárias que sempre atingem inocentes; a história volta à se repetir. Feliz e infelizmente ao mesmo tempo, a história é um círculo; tudo que ocorreu volta a ocorrer de uma forma distorcida ou de outra, mas no mínimo com os mesmos fundamentos, podendo haver divergência na prática dos mesmos. Assim como nas cruzadas ocorrem ainda hoje tais disputas por religião.
Todas as religiões tem seu Deus comum, seu Deus que prega o bem acima de tudo e para com seus semelhantes; em relação à isso não há dúvidas ou divergência, toda religião é baseada em mandamentos de um Deus Pai superior à todos que quer o bem acima de tudo de seus "filhos". Então se há um Deus, e eu creio que há, a última coisa que o Mesmo quereria seria oque ocorre atualmente e já ocorreu na história. Mortes e sofrimento, sangue e destruição justificados como "a vontade do meu Deus"; nenhum Deus, seja qual for a religião não haveria de querer isso para com seus "filhos". Não desacredito em religião alguma, tanto que acredito em Deus; mas não um Deus específico, e sim um Deus comum, maior e superior que nos auxiliará após a morte. Acho que a vida terrena é algo muito breve e inútil para ser apenas isso, deve haver e tem que haver algo mais depois dessa corrida aparentemente inútil que todos nós estamos presenciando e exercendo. Então a questão de religiões e suas divergências é algo extremamente complicado de lidar, admito, mas que em seu geral e totalidade é apenas algo que cria barreiras e divergências entre os seres humanos, provocando assim guerras, sofrimento etc. E quem sai perdendo somos apenas nós, e que continuamos insistindo no erro de manter doutrinas religiosas radicalmente em nosso âmbito social. Admito não ter solução, até porque não detenho tanto conhecimento político social (Isso requereria anos de estudos e formação que ainda não possuo), para tal fato; porém deixo aqui a ideia de que tais doutrinas devem ser revistas em relação ao seu contato com a sociedade. Política e Religião quando se juntam geram apenas divergências, desentendimentos e sofrimento ao seu povo. Religiões em si deveriam ser isoladas umas das outras, cada religião com seu Deus; oque acho que é por minha opinião algo que só separa cada vez mais nós de nós mesmos. Tem que se ter noção de que temos um Deus comum, comum à todas as religiões; não sei porque não se enxerga essa ponte entre todas as religiões, talvez seja proposital. Mas há sim uma conexão entre todas as religiões, seria coicidência demais TODOS os Deuses de todas as religiões terem nos criador e querer o bem maior honestamente acima de tudo, não se percebe tal conexão e sua tamanha importância para tal; algo que poderia mudar o mundo. Se não houvesse religiões e divergências por causa das mesmas, estaríamos à passos da real união do povo. Talvez todas as religiões , analisando a tal conexão ideológica de cada Deus, não passe apenas de uma mal compreensão; um telefone sem fio da história, talvez o maior. Há um Deus comum à tudo (e é este Deus o qual acredito), e assim cada civilização interpretou da sua própria maneira esse mesmo Deus comum. E assim criaram-se todas as religiões deste mundo. Que Deus queira que seja isso a verdade; a verdade que só será revelada com a morte.

2 comments:

  1. Um pouquinho de aula de história...

    Eu sou catôlica, mais to começando a ler a biblia para ter a minha própria interpretação desta.

    ReplyDelete
  2. Isso é bom pois a bíblia nunca fala diretamente algo, sempre se utiliza de metáforas ou comparações; mas nunca propriamente oque é. Oque faz com que cada um interprete de uma maneira, e só porque foi um padre ou frade ou oque for, interpretou de alguma forma não quer dizer que é a "certa" digamos; mas por ter mais experiência e conhecimento é certo talvez que tenha uma sabedoria maior sobre o assunto. Mas isso não impede de um leigo em teologia interpretar de sua maneira. Eu curto muito o apocalipse, é a parte com mais comparações indiretas á acontecimentos que aconteceram e estão acontecendo; pelo menos eu consegui comparar vários ocorridos durante a história.

    ReplyDelete