Wednesday, January 13, 2010

Hitler - sem hipocrisia e enxergando seu outro lado

Antes de tudo peço que hipócritas que possuem a mente fechada não leiam tal post, pois acarretará em discussões inúteis as quais não perderei meu tempo; respeito a opinião alheia sim, mas quando estas interferem nas minhas opiniões gera-se assim uma controvérsia que serei grato em esclarecer caso seja uma discussão sadia na qual será dividido conhecimentos e opiniões de ambos os lados. Mas se o objetivo for uma discussão fundada em preceitos ignorantes os quais só se é capaz de ver o próprio lado; que não leiam.
Em tal post escreverei sobre Hitler. Afirmo desde já que não defendo nada que ele pregava e/ou tenha feito de horrendo contra a humanidade como racismo e anti-semitismo ilimitado, teorias de superioridade racial ridículas e infundadas, o genocídio de judeus etc. Podem me chamar de hipócrita mas ainda assim espero esclarecer tudo sem mudar de opinião; até porque também sou adébito da cultura judaica e também apoio ideais anarco-comunistas; assim sendo eu seria o 1° à falar mal de Hitler e enxergá-lo apenas como um carrasco. Mas analiso tudo de ambos os lados e faço minha própria interpretação, possuo a mente aberta ao necessário, assim sendo, falarei de Hitler de um lado que quase ninguém vê e, não sei porque, recusam-se a enxergar; o lado o qual , e somente este deixo claro, eu admiro em Hitler: Seu lado político, estrategista, seu lado como líder. Novamente afirmo: em NENHUM aspecto de seus ideais. Meu objetivo não é de exaltar Hitler; e sim mostrar o exímio político e um dos maiores líderes que esse mundo já teve, mas que infelizmente escolheu o lado errado para lutar e representar.
Sem enrolação começarei direto no ponto que quero realçar pois se propuser um resumo antes até chegar aqui sobre Hitler será algo bem longo e que todos já sabem: Adolf Hitler, líder e ditador nazista e bla bla bla. Então analisemos os fatos sem enxergar e/ou levar em conta o ditador racista que ele foi.
Hitler conseguiu logo no início de seu poder algo que parecia inimaginável: tirar a Alemanha do colapso económico-social que a mesma se encontrava após a 1° Guerra Mundial. A Alemanha encontrava-se destroçada de todas as maneiras possíveis em relação à economia, socialmente, geograficamente etc. O Tratado de Versailles foi uma das assinaturas mais injustas da história o qual, de uma maneira generalizada, entregava toda a culpa e despesas da guerra à Alemanha. Assim sendo a Alemanha pós-guerra mergulhou numa inflação incalculável, estava completamente destruída desde a capital até as mais humildes ruas, perdeu mais da metade de seus territórios incluindo preciosas regiões de mineração, sem falar na depressão a qual se encontravam todos os alemães na época. Perderam uma guerra que nem se quer começaram e que foi iniciada por motivos mesquinhos de uma podre nação intitulada Inglaterra. Com isso um veterano de guerra que estava subindo em cargos políticos após a guerra (Hitler) começa à lutar contra isso organizando várias jogadas políticas, discursos e ações que começaram a chamar a atenção do povo alemão. De uma forma surpreendente Hitler consegue apenas com palavras e gestos conquistar toda uma nação e, mais ainda, motivá-los a continuar a luta para transformarem a Alemanha devolta na potência económica e industrial que era; com a promessa de que ele faria também de tudo para o mesmo. E o fez. Essa é uma das ações de Hitler que mais sou fã: ter conquistado uma nação inteira apenas com palavras; na verdade 2 nações e até mais alguns povos em volta da Alemanha, visto que Hitler conquistou a Áustria sem dar um tiro se quer. Assim Hitler faz com que uma nação derrotada por potências industriais e económicas, arrasada pela guerra industria, económica, geográfica e socialmente, erguesse a cabeça e continuasse sua caminhada olhando pra frente sem parar por nada. Literalmente, ele tirou todo um povo da desgraça social eterna mas que foi revertida à glória e louvor de uma nação que se levantou do zero em todos os aspectos, e graças principalmente à esse homem que ficou marcado, infelizmente, apenas pelo que fez de ruim e errado contra o mundo e outros povos. Não defendo tais atos, mas acho lamentável lembrar-se apenas de atos ruins de qualquer ser.
Continuando: Hitler consegue recuperar a Alemanha da inflação, mesmo que não totalmente mas consegue reparar a economia quase ao estado normal antes da guerra. Passados alguns anos como chanceler ocupa o cargo de Primeiro Ministro com o falecimento do anterior, o qual Hitler era braço direito. Assim toma o título pelo qual ficou mais conhecido: Führer (que traduzido equivaleria a "guia", assim sendo seria o "guia do povo alemão"). Já nesse cargo Hitler consegue totalmente recuperar a Alemanha da crise económica, e pretende já começando a militarizar e transformar a Alemanha não só numa potência industrial e económica, mas também bélica. Porém o Tratado de Versailles não permitia que a Alemanha produzisse qualquer material bélico e/ou treinamento ligado aos mesmos; mas Hitler querendo acima de tudo o bem da Alemanha não estava querendo obedecer tal tratado, já que também tinha a ideia de que tal tratado foi injusto mesmo se valendo que era uma guerra. Assim sendo, Hitler investe nas indústrias de base alemãs: ferro, aço, madeira, carvão etc. Tudo isso para encobrir a fabricação feita às escuras e debaixo dos panos lotadas de falcatruas com os fiscais britânicos e franceses que faziam vista grossa (é, isso é uma das coisas que não é divulgada nos livros de escola ou TV). Mas a jogada política de treinamento militar foi mais genial. Para encobrir o treinamento militar preparado para guerras e batalhas de milhares de soldados que se alistavam aos montes, Hitler erguia campos de treinamneto em pontos longínquos da Alemanha, bem longe das cidades e perto do campo. Campos esses nos quais os "soldados" eram treinados para cuidar do campo, fazendas, casas e primeiros socorros. Assim diante de toda a Europa, soldados eram treinados segurando pás, mas sem ninguém reparar que eram usados para representar rifles de assalto, aprendiam lições de salvamento sem nínguem notar que eram treinamento para feridos de guerra, corridas com pesos e mochilas de equipamentos simulando tecnicamente nos documentos "escaladas nos alpes" etc. Então com grande maestria política Hitler treinava todo seu exército alemão diante de todos os olhos da Europa.
Continuando investindo na indústria de base, bloqueando sinais e frequências de rádios da Inglaterra e França para evitar contatos visuais com os treinamentos e fabricações, Hitler cria uma Máquina de Guerra que todo o mundo pararia chocado e surpreso diante de todo aquele poder bélico e devastador que era o Exército Alemão. Novamente: tudo isso diante de toda a Europa.
Agora já em Guerra com a Europa e o mundo de certa forma. Sua maestria política e liderança continuam mesmo, infelizmente, exercendo o poder máximo e promovendo a desgraça, injustiça e assassinato em maça. Meu próximo e último ponto de análise nos quais admiro Hitler serão seus grandiosos e pomposos comícios e discursos de Nürenberg. Discursos que enchiam praticamente todo o "coliseu" nazista de soldados ao povo mais humilde; todos com ouvidos atentos aos dizeres do Führer. Eram desde assuntos de guerra, assuntos políticos, assuntos económicos, industriais etc. Principalmente eram discursos que continuavam motivando o povo alemão. Suas palavras, ênfases e gestos eram no mínimo mágicos para o povo alemão na época; era um mestre da oratória que poderia motivar a continuar a vida até um alemão com tumor no cérebro. Nos discursos de Nürenberg e no cotidiano da Alemanha nazista, a política era sempre presente. E o meio para propagar a política é a propaganda. Talvez em toda a história nenhuma propaganda política surtiu tanto efeito e foi tão bem sucedida quando a propaganda da Alemanha nazista. Extremos jogos de palavras análises e repetidas e incessantes ênfases nos tópicos de maior enfoque da propaganda nazista. Com seus milhares de apoiadores, a propaganda nazista criou um novo patamar ao que para muitos eram apenas discursos em praças públicas ou entrega de panfletos nas ruas; tal propaganda ganhou corpo e movimento, e eram exercidas em massa e repetidas vezes sempre nos mesmos locais, sendo os principais discursos ao povo feitos em Nürenberg e a propaganda por todos os cantos da Alemanha; do ponto mais remoto da Bavária nos pés dos alpes ao extremo norte passando por todo o estado de Hamburg (onde fica a capital Berlin). Esse é o lado o qual admiro sem receio nenhum de expor; hão de concordar ou no mínimo respeitar, de maneira nenhuma relevar seus outros atos, mas não sejamos hipócritas de enxergar apenas oque é falado e o podre e horrendo de Hitler. Respeitemos e convenhamos , novamente, sem hipocrisia: Hitler era um mestre inigualável com as palavras, um exímio político, e acima de tudo, um grande líder.
Repito que foi uma extrema lástima ter escolhido e apoiado tais ideais. Agora imaginemos se tal homem lutasse ao lado de Trotsky e Lenin na Revolução comunista? Ou até depois da mesma durante já o primeiro governo da União Soviética? Uma das se não a grande desgraça do comunismo foi sua falta de propaganda bem sucedida, sua falta de vontade de continuar oque foi começado. Seria uma dádiva um Hitler com toda sua genialidade de jogos políticos e de propaganda estivesse nos planos comunistas apoiando os mesmos. Tentem ver deste ângulo: Se Hitler escolhesse o lado certo? se ele lutasse por liberdade, união e justiça? Se estivesse do lado de toda forma de povo e não só do povo alemão? Hitler era um grande homem SIM! Apenas , infelizmente, apoiou ideais errados, precipitados e infundáveis, ideais de egoísmo e racismo que intitulava e achava corretos. Vejam por esse lado, o de que Hitler apenas lutou do lado errado. E verão que oque sobra se tirarmos seus ideais, é um grande homem. Um grande homem que infelizmente lutou do lado errado.

5 comments:

  1. Julgar não só Hitler,mas qualquer assunto ou pessoa por só um lado da história é uma ação ao mesmo tempo ignorante e totalitária,deixando de lado os acontecimentos do holocausto (que não aconteceu somente pela vontade de hitler), hitler foi um exelente orador,regia discursos com grande maestria,capaz de cativar desde as pessoas mais simples do povo até a elite alemã,também foi um grande estrategista,cometeu alguns erros, que foram grandes,como por exemplo ter interrompido os bombardeios contra a inglaterra no começo da guerra para se voltar pra frente oriental,mais 1 ou 2 semanas de bombardeios,a inglaterra teria sido derrotada e possivelmente a guerra teria tido um outro desfecho,contribuiu muito para o desenvolvimento alemão,ele próprio teve a ideia da criação do volkswargen (carro do povo em alemão) desenhado por ferdinando porshe,o desenho não agradou hitler, que pessoalmente o modificou e deu origem ao carro amado por milhares de pessoas,o fusca.o que quero resaltar mais uma vez é que não devemos ser cegos,que só escutam o q a mídia diz e concordam,devemos ver os dois lados da história e aí sim refletir e tirarmos nossas conclusoes.

    ReplyDelete
  2. Exatamente, uma ação ignorante e que assim deixamos de enxergar coisas que realmente foram algo extremamente genial e único; assim como alguamas ações de Hitler. Tentem enxergar tal lado , o de líder, orador e político, e verão que Hitler era um gênio do lado errado do tabuleiro.

    ReplyDelete
  3. pq vc nao entra pro JAO? vc eh de onde?

    ReplyDelete
  4. Já ouvi falar mas mas nunca vi o orgao em si, mas nem nunca tentei entrar ou algo o genero... tenho ate o blog deles no meu de etualisação mas só... vou procurar saber mais

    ReplyDelete
  5. O mundo não quer ver que o povo alemão concordarão e era muito feliz com o Hitler, ele só era o maestro de uma enorme orquestra e em seus discuso regia muito a paz, o mundo hoje esta uma bagunça com os gays para tudo quanto e lado e ainda festejando nas maiores avenidas do brasil( isso e uma falta de vergonha) quem saber se nos tivesimos um grande líder como foi Hitler nosso pais seria mais respeitado, não motivo de piada para os EUA e o resto do mundo

    ReplyDelete