Tuesday, September 21, 2010

Simon Wiesenthal

"Quando morrermos e irmos para o outro mundo, os milhões de judeus mortos pelos nazistas nos perguntarão oque fizemos todo esse tempo que sobrevivemos à eles,e eu responderei: 'Eu não me esqueci de vocês.'". Simon Wiesenthal -
O homem que dedicou a vida a caçar nazistas impunes que fugiram após a guerra, um homem de nobreza incomparavel que sobreviveu à tais atrocidades e não permitiu até a morte que este bastardos ficassem impunes.
Simon Wiesenthal nasceu em 1908 no território que equivale hoje à Ucrânia, em 1939 foi capturado pelos nazistas e foi obrigado à trabalhar forçadamente em campos de concentração. Fugindo inúmeras vezes e capturado novamente em outros campos de concentração, chegou a passar por algo entre 13 campos diferentes; até as tropas aliadas em 1945 libertarem um dos campos de concentração onde Wiesenthal era um dos prisioneiros sobreviventes, com 1,80m pesando 45Kg. Livre, descobriu que todos os seus parentes haviam morrido, os quais só encontrou a esposa. Após se situar novamente ao mundo resolveu dedicar o restante de sua vida à perseguir criminosos nazistas fugitivos. Primeiramente trabalhou para o serviço secreto americano, depois fundou um Centro de Documentação Judaica independente em Viena; o qual não passava de um apartamento que brevemente viu-se lotado de documentos e paradeiros de criminosos de guerra nazistas à lotar inclusive o chão dos quartos. E Wiesenthal dedicou-se à todo instante à essa mição as quais resumiam-se em resgatar documentos escondidos e destruídos recupera-los para achar o paradeiro dos fugitivos. Graças à esse trabalho inúmeros fugitivos como Karl Silberbauer e muitos outros. Em meados de 1954 os serviço americano perdeu o interesse na caça aos nazistas e Wiesenthal ficou sem recursos; mas a captura do oficial da SS Adolf Eichmann pelo serviço secreto israelense, o Mossad, o fez prosperar novamente apesar de ele não ter tido muito à ver diretamente com sua prisão. Mas pelo Mossad não ter agido legalmente para achar e capturar Eichmann acabaram por ter que atribuir à um orgão "legal", no qual o orgão de Wiesenthal, que acabou por ser o porta voz da captura de Eichmann. Assim conseguiu a publicidade mundial e apoio financeiro novamente para continuar seu trabalho.
Wiesenthal continuou investindo seu dinheiro em seu objetivo, perseguindo Franz Stangl que foi comandante dos campos de Treblinka e Sobibor, sendo assim responsável direto pela morte de 900 mil judeus homens, mulheres e crianças. Achou um informante que pagou pela informação pelo paradeiro de Stangl. Afirmou em uma entrevista sobre o assunto "Eu tinha três opções: escorraçar aquele homem, estrangulá-lo ou lidar com ele. escolhi a terceira pois achei que a prisão de um assassino em maça valeria o pagamento." Sua paciência rendeu frutos e, mesmo com relutância do governo austríaco de expedir um mandado de prisão contra Stangl, o paradeiro dele foi encontrado por Wiesenthal na América do Sul, Brasil. Foi extraditado à Alemanha Ocidental onde foi julgado pelas mortes de 900 mil pessoas, os quais admitiu os crimes mas afirmando que estava apenas seguindo ordens e julgado sem remorso e justiça foi condenado à prisão perpétua. Também achou o paradeiro de Hermine Ryan (sobrenome de solteira Braunsteiner) a qual supervisionou o assassinato de centenas de crianças; ela foi extraditada dos EUA para ser julgada para a Alemanha Ocidental onde foi condenada à prisão perpétua. Assim continuou a sua vida em seu trabalho, como costumava dizer "Não existe liberdade sem justiça." Até após seus 90 anos trabalhou em seu escritório em Viena lutando contra o racismo histórico perpetuado pelo esquecimento. "A coisa mais importante que fiz foi combater o esquecimento e manter viva a memória." em uma entrevista o afirmou. O trabalho de Wiesenthal foi responsável pela prisão de mais de 1000 criminosos nazistas. Faleceu aos 96 anos em 2005 e foi sepultado em Israel. Este grandioso homem foi Simon Wiesenthal o qual lutou toda sua vida contra a impunidade de um do piores crimes cometidos contra a humanidade e sua glória por tais feitos serão lembrados para sempre. "É muito importante as pessoas saberem que nossos inimigos não foram esquecidos". Nem você será esquecido.

Simon Wiesenthal
(1908-2005)

No comments:

Post a Comment